Cabo Polônio - Rocha, Uruguai

LITORALNATUREZA

4/28/20232 min read

O que fazer em Cabo Polônio?

Primeiro, você precisa estar disposto a ficar totalmente desconectado do mundo moderno: sem luz, sem internet e sem sinal de telefone. Depois disso, é só curtir a aventura para chegar lá, a cultura desse pequeno povoado e a natureza preservada que encanta.

Para chegar no local você precisa ir de carro até o Parque Nacional Cabo Polônio. Lá você consegue estacionar seu carro e comprar a passagem do caminhão de safari que faz a viagem até o local. Os caminhões saem em horários específicos (ida e volta) e você pode conferir as informações neste site. Caso decida passar a noite, há poucas opções, em sua maioria com valores altos e estruturas precárias.

Conhecer Cabo Polônio é como voltar no tempo. Para um tempo em que na verdade, eu nem cheguei a vivenciar, com meus 28 anos. É tudo muito simples, mas o ambiente possui uma energia inexplicável.

Caminhão que sai do Parque Nacional

Pôr do sol próximo à praia

Nascer do sol nas rochas

Residência do vilarejo

Como chegar?

Os aeroportos mais próximos ficam em Montevidéu e Punta del Este. Para uma viagem de carro, há diversas rotas até o Parque Nacional Cabo Polônio, de acordo com o local de partida. Do Parque até o vilarejo, o caminho é feito somente pelos caminhões safari do parque.

O que levar? Sem falta!
  • Pesos Uruguaios para realizar os pagamentos.

  • Comida e bebida (em bolsa térmica com gelo). No local há apenas um armazém, com algumas opções de alimentação e bebidas.

  • Powerbank caso precise carregar o celular.

Quando ir?

Para curtir um clima mais ameno é recomendado conhecer Cabo Polônio nos meses de novembro à março. Nos meses mais frios, a cidade tende a estar praticamente deserta, com os poucos estabelecimentos que há fechados, mas sem perder a beleza do lugar.

Onde ficar?

Como viajamos no inverno, conseguimos um quarto privado no mesmo dia em que visitamos o local, no Lobo Hostel. A estrutura é precária, mas tinha até banho quente, algo raro de encontrar.

Farol de Cabo Polônio

Janela do nosso quarto no sótão do hostel