Florianópolis - Santa Catarina
LITORAL
Natália Luana
11/22/20243 min read


O que fazer em Florianópolis?
Conhecida como a Ilha da Magia, Floripa encanta de norte a sul, em uma mistura de cidade grande e conservação da natureza.
Como a ilha é grande, há diversos lugares belíssimos para conhecer, sendo difícil conhecer tudo em uma única viagem. E pode acreditar, você vai querer voltar. As pessoas são receptivas, a cidade é segura, as praias são lindas.
Na região central de Florianópolis, você encontra toda estrutura necessária, bares e restaurantes, rodoviária e aeroporto, mercados, artesanato, em um ambiente limpo e muito bem cuidado. Para os amantes de corrida ou ciclismo, uma volta pela Beira mar Norte é uma boa escolha.
Na região Norte da Ilha é onde estão localizadas as praias mais calmas e mais quentes, com opções para todos os gostos: Ingleses, Canasvieras Jurerê, Daniela, Praia do Forte, Praia Brava e Praia do Santinho. Outra parada indispensável é no Bairro Santo Antônio de Lisboa, para apreciar a arquiterura e a gastronomia do local, além de conferir o pôr do sol mais bonito da Ilha.
Seguindo para a região leste, fica a famosa Lagoa da Conceição, uma região com uma atmosfera mais tranquila e relaxante durante o dia, mas que durante a noite conta com bares e espaços de shows e festas. No leste também que ficam localizadas praias mais procuradas por surfistas, como a Joaquina e a Praia Mole, ambas com mar mais agitado.
E fechando com a região sul, é lá que você encontra as praias mais preservadas, de águas mais frias e agitadas, e natureza em certos locais, intocada. A praia mais famosa é a Praia do Campeche, que fica próxima a outra Ilha também conhecida - a ilha do Campeche - tem uma faixa de areia mais extensa e um mar lindo! Para os aventureiro, a dica é conhecer a praia Lagoinha do Leste, acessível somente por trilhas. Importante se informar antes de fazer o caminho. E para quem gosta de uma boa gastronomia, o Ribeirão da Ilha é a melhor pedida.
Claro que há muito mais a compartilhar sobre a magia desta Ilha, mas vou deixar para você se aventurar e desbravar. Se posso deixar uma dica é: vá! Nessa cidade, cada canto, me encanta.
Diferenciais de Florianópolis
As trilhas em meio a natureza, com paisagens de tirar o fôlego.
A beleza das praias, cada uma com suas particularidades.
As regiões de Santo Antônio da Lisboa e Ribeirão da Ilha, com sua ariquetura portuguesa e gastronomia espetacular.


Ribeirão da Ilha, da região Sul
Caminho para a Praia da Daniela, na região norte


Trilha para a Praia do Gravatá, na região leste
Praia dos Ingleses, na região norte


Como chegar?
Florianópolis conta com o Aeroporto Internacional Hercílio Cruz, e para quem chega de carro, é só cruzar as águas pela ponte Colombo Salles, sem necessidade de balsa.
O que levar?
Protetor solar para curtir as praias ao máximo.
Tênis e roupas confortáveis, garrafa de água para as trilhas.
Roupas mais quentes. A temperatura pode mudar bruscamente.
Quando ir?
Nos meses de novembro à março, as temperaturas são mais elevadas, proporcionando melhor experiência para curtir as praias.
Onde ficar?
Como a ilha é grande e no verão o trânsito pode ser complicado, recomendo selecionar primeiro a região que gostaria de conhecer melhor, e depois selecionar a hospedagem. Há diversas opções pelo Booking e Airbnb.
Caminho para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, região Leste
Explore o mundo com Liberdade na Bagagem.
© 2025. All rights reserved.